O que é?
O Programa “Guimarães 65+” visa criar um plano de intervenção para prevenir o isolamento e as situações de negligência das pessoas idosas do concelho que residem numa situação de fragilidade e de isolamento, aumentando a sua segurança, o seu bem-estar e a solidariedade da sua rede familiar e social e foi desenhado de modo a cobrir, não só os idosos que se encontrem a viver sós, mas também aqueles que, vivendo acompanhados, se encontrem numa situação de fragilidade.
Quem são, onde estão e como vivem estas pessoas são as primeiras questões a que esta iniciativa pretende responder, sendo este o seu principal objetivo.
Os Censos de 2011 referem que residem no Concelho de Guimarães 10503 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos em alojamentos familiares sem outras pessoas, representando 48,51% da população, sendo que destes, vivem completamente sós, 2995 pessoas.
O programa tem disponível uma rede de comunicação móvel, que se constitui num instrumento imprescindível à melhoria da comunicação entre os idosos e familiares e entre os idosos e os serviços que concorrem para a promoção do seu bem-estar social e de saúde. Têm disponível 5 contactos com chamadas gratuitas. Os idosos com baixos rendimentos e que estejam sinalizados no programa Guimarães 65+ têm ao seu dispor ajudas técnicas e benefícios sociais.
Como Sinalizar?
Caso conheça um idoso em situação de isolamento, de negligência ou de perigo identifique-o preenchendo a Ficha de Sinalização no site da Câmara Municipal de Guimarães, nos gabinetes de proximidade das freguesias, nomeadamente o gabinete disponível na Junta de Freguesia de Pevidém ou ainda junto da ASPEV – Associação Social de Pevidém Vida a Cores.
Todas as pessoas têm o dever de sinalizar um caso que conheçam, podendo esta ser realizada de forma anónima.